PUC-Rio
Sua Formação, Nossa Prática:
Acolhendo
e Educando Jovens Adolescentes
Laboratórios
de Ensino-Aprendizagem
em Tecnologias E aRTES
1. CONCEPÇÃO: EXTENSÕES E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
De
acordo com os objetivos do NEAM PUC-Rio, inseridos na missão de formação
integral da Universidade, concebem-se os LABORATÓRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EM TECNOLOGIAS E ARTES NEAM PUC-Rio, tendo como propósito a realização de
atividades comunitárias de caráter pedagógico, para jovens de comunidades de
baixa renda, proporcionando oportunidades efetivas para o desenvolvimento
humano, profissional e ambiental. Constitui relevância no NEAM que esses jovens
possam integrar-se como membros bem formados e produtivos, participando da
construção de uma sociedade correta e evoluída.
Realizando
processos pedagógicos, como cursos e oficinas, que proporcionam o aprendizado
de conceitos e práticas, incluindo ênfases na fabricação de produtos, os
Laboratórios NEAM PUC-Rio são constituídos observando-se a demanda de formação
das comunidades tanto para a determinação dos temas a serem abordados quanto
para a adoção da metodologia de ensino-aprendizagem.
Com
referência à temática, consideram-se três extensões voltadas para as
expectativas de formação dos jovens adolescentes em questão: tecnologias
digitais, sustentabilidade e empreendedorismo, e artes e educação. Estas
extensões originam os seguintes Laboratórios NEAM PUC-Rio:
§ LABs TECDIG
Laboratórios de Tecnologias Digitais
§ LABs SUSTEMP
Laboratórios de Sustentabilidade e Empreendedorismo
§ LABs ARTS-EDU
Laboratórios de Artes e Educação
No caso dos processos
de ensino-aprendizagem a serem realizados, adota-se a metodologia
participativa, no contexto da interdisciplinaridade voltada para a formação integral,
motivando e orientando, os jovens alunos adolescentes para evoluir e descobrir
suas habilidades e formar competências - o aluno é o centro da prática
pedagógica, onde aprende também a enfrentar novos desafios e descobrir que é
capaz de produzir o que gosta e se tornar um bom profissional com isto.
Ainda na esfera de
promoção da formação integral compreendendo a missão institucional, o NEAM
PUC-Rio entende, como relevante, a participação dos alunos da graduação
PUC-Rio, nos processos pedagógicos proporcionados aos alunos das comunidades,
compondo a interação entre esses alunos fator de promoção da própria formação
integral dos alunos da PUC-Rio.
Complementarmente, o
NEAM considera que a participação de professores em seus processos de
ensino-aprendizagem pode contribuir para a averiguação de aspectos a serem
integrados a estudos direcionados às necessidades da sociedade, incluindo
benefícios para as comunidades de baixa renda.
Conclui-se que, além
de levar o potencial acadêmico com o conteúdo e experiências científicas
propícias às oportunidades de formação oferecidas, o NEAM, com as parcerias
acadêmicas, produz uma oportunidade para uma valiosa troca de saberes entre as
partes – a comunidade e a PUC-Rio.
Cabe destacar que,
sendo parceiros notáveis em seu saber
fazer de alto nível, professores e alunos, da PUC-Rio, participantes dos
processos pedagógicos do NEAM, apresentam-se especialmente comprometidos em
formar integrando, motivando e inspirando os jovens alunos das comunidades na construção de novas perspectivas, em um
exercício que exige, da docência, uma percepção atenta para criar um espaço
promissor de aprendizado que considera a diversidade cultural e relevâncias
sociais.
Quanto aos jovens
adolescentes das comunidades, que se tornam estudantes nos LABs NEAM PUC-Rio,
percebe-se que o ambiente pedagógico constituído de acordo com o quanto aqui
mencionado, tem elevado especialmente os níveis, entre outros aspectos, de
motivação, autoestima, aplicação e descobertas de habilidades, competências e novos
caminhos a seguir como protagonistas de suas vidas e carreiras.
2. ESTRUTURA FÍSICA: ESPAÇOS E REQUISITOS
Cada extensão de LABs
NEAM PUC-Rio é estruturada em segmentos constituindo espaços especializados,
organizados fisicamente de acordo com os processos pedagógicos a serem
realizados, e contendo equipamentos e materiais correspondentes aos propósitos
traçados.
Por sua vez, cada
segmento pode estar situado no campus Gávea PUC-Rio ou em áreas
externas, cedidas por meio de parcerias com departamentos da Universidade ou
entidades externas, que conduzem evoluções e aprimoramentos para a implantação
dos espaços, por período de tempo fixado ou de uso permanente.
A estrutura de
implantação dos LABs NEAM PUC-Rio encontra-se indicada a seguir.
LABs NEAM PUC-Rio |
||
|
SEGMENTO |
ESPAÇO FÍSICO |
|
|
|
LABs TECDIG Laboratórios de
Tecnologias Digitais |
LAB TECDIG |
Casa da Medicina PUC-Rio - Instalado. Espaço
disponível por 2 anos a partir de parceria com o Departamento de Medicina e
Saúde PUC-RIo. |
LAB TECDIG |
Centro Loyola - Instalado. Espaço
multifuncional disponível a partir de parceria com o Centro Loyola. |
|
LAB TECDIG |
NEAM
PUC-Rio |
|
|
|
|
LABs SUSTEMP Laboratórios de
Sustentabilidade e Empreendedorismo |
LAB SUSTEMP PET |
Complexo de Reciclagem - Em fase de projeto. Parceria
TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha. |
LAB SUSTEMP
PAPEL (MILÊNIA) |
Travessa da Liberdade - Em fase de
instalação. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha. |
|
Escola Municipal
Christiano Hamann - Em fase de
instalação. |
||
Ginásio
PUC-Rio - Em fase de
instalação. |
||
|
|
|
LAB ARTS-EDU Laboratório de Artes e
Educação |
|
Travessa da Liberdade - Em fase de
instalação. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha. |
Ginásio
PUC-Rio - Em fase de
instalação. |
||
|
|
|
Sendo os LABs NEAM
PUC-Rio projetados para constituir espaços pedagógicos onde cursos e oficinas
de extensão universitária são realizados, segundo concepção de metodologia participativa
e voltada com especial atenção para despertar motivações e descobertas pelos
jovens adolescentes das comunidades, conforme anteriormente mencionado, o
espaço físico deve, além de estar tecnicamente instalado, ser cuidado para
promover, concomitantemente, o bem estar e a inspiração, em sintonia com o
ambiente prazeroso que suscite a alegria no aprender, que se deseja instaurar.
Nesse sentido,
projeta-se uma planta para cada segmento de laboratório, compondo um cenário
base para as plantas efetivadas de acordo com as possibilidades e
características físicas dos espaços a serem utilizados. Essas plantas,
fundamentais para cada segmento dos LABs,
assim como requisitos básicos de funcionamento, encontram-se apresentadas no
Anexo I.
3.
ATIVIDADES
PEDAGÓGICAS
Os processos de
ensino-aprendizagem realizados nos LABs NEAM PUC-Rio, decorrentes de parcerias
internas, editais de fomento e convênios com entidades externas encontram-se
indicados a seguir, sendo a respectiva programação 2022 constante no cronograma
apresentado no Anexo II.
a. Laboratórios de
Tecnologias Digitais
LAB TECDIG §
Instalado § Casa da Medicina PUC-Rio |
Curso Acadêmico-Comunitário de
Extensão Jovens
Profissionais do Audiovisual |
4
turmas de 25 alunos cada = 100 alunos |
Curso Acadêmico-Comunitário de
Extensão Design
de Mídias Audiovisuais. - Edital no 37/2021
FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de
Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes
& Design PUC-Rio. |
1
turma de 25 alunos |
|
TOTAL DE ALUNOS |
125 |
LAB TECDIG §
Instalado §
Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio |
Curso Acadêmico-Comunitário de
Extensão INTRODUÇÃO
AO PYTHON |
1
turma de 25 alunos |
Curso Acadêmico-Comunitário de
Extensão DESIGN
DE GAMES. - Edital no 37/2021
FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de
Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes
& Design PUC-Rio. |
1
turma de 25 alunos |
|
TOTAL DE ALUNOS |
50 |
LAB TECDIG: TOTAL DE ALUNOS A FORMAR = 175
b. Laboratórios de
Sustentabilidade e Empreendedorismo
LAB SUSTEMP PET §
Em fase de instalação § Complexo de Reciclagem |
Oficina
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA -
Parceira TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha, e DEQM Engenharia Química e de
Materiais. Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente
em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha.
Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio.
Período
de realização: MAR a DEZ 2022. |
1 turma de 25 alunos |
TOTAL DE ALUNOS |
25 |
LAB SUSTEMP PAPEL (MILÊNIA) |
§ Em fase de instalação § Travessa Liberdade / Rocinha |
Oficina Comunitária de Extensão
Reciclagem
de Papel: TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO |
1
turma de 25 alunos |
§ Em fase de instalação §
Escola Municipal Christiano Hamann |
Oficina Comunitária de Extensão
Reciclagem
de Papel: A Criatividade Colaborando - Convênio Escola Municipal Christiano Hamman. Período de realização: permanente. |
1
turma por semestre de 20 alunos |
|
§ Em fase de instalação §
Campus Gáavea |
Oficina Comunitária de Extensão
Reciclagem
de Papel: A Criatividade Colaborando Período de realização:
permanente. Parceria com a Superintência Administrativa
/ Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos |
1
turma por semestre, com 15 alunos cada. |
|
TOTAL DE ALUNOS / ANO |
95 |
LAB SUSTEMP :
TOTAL DE ALUNOS A FORMAR / ANO = 120
c. Laboratório de
Artes e Educação
Oficina Comunitária de Extensão
Introdução
à Estética, Sensibilidade e Criatividade |
Projeto
para 20 alunos Na
pandemia, 8 alunos em virtude do distanciamento. |
Oficina Comunitária de Extensão
Plano
Bonecos. Parceria
com o Departamento de Artes & Design |
1
turma por semestre de 10 alunos. |
Oficina Comunitária de Extensão |
1
turma por semestre de 15 alunos. |
TOTAL DE ALUNOS / ANO |
58 |
LAB ARTS-EDU :
TOTAL DE ALUNOS A FORMAR / ANO = 58