PUC-Rio

Sua Formação, Nossa Prática:
Acolhendo e Educando Jovens Adolescentes

 

Laboratórios de Ensino-Aprendizagem
em Tecnologias E aRTES

 

1.  CONCEPÇÃO: EXTENSÕES E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

De acordo com os objetivos do NEAM PUC-Rio, inseridos na missão de formação integral da Universidade, concebem-se os LABORATÓRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TECNOLOGIAS E ARTES NEAM PUC-Rio, tendo como propósito a realização de atividades comunitárias de caráter pedagógico, para jovens de comunidades de baixa renda, proporcionando oportunidades efetivas para o desenvolvimento humano, profissional e ambiental. Constitui relevância no NEAM que esses jovens possam integrar-se como membros bem formados e produtivos, participando da construção de uma sociedade correta e evoluída.

Realizando processos pedagógicos, como cursos e oficinas, que proporcionam o aprendizado de conceitos e práticas, incluindo ênfases na fabricação de produtos, os Laboratórios NEAM PUC-Rio são constituídos observando-se a demanda de formação das comunidades tanto para a determinação dos temas a serem abordados quanto para a adoção da metodologia de ensino-aprendizagem.

Com referência à temática, consideram-se três extensões voltadas para as expectativas de formação dos jovens adolescentes em questão: tecnologias digitais, sustentabilidade e empreendedorismo, e artes e educação. Estas extensões originam os seguintes Laboratórios NEAM PUC-Rio:

§   LABs TECDIG
Laboratórios de Tecnologias Digitais

§   LABs SUSTEMP
Laboratórios de Sustentabilidade e Empreendedorismo

§   LABs ARTS-EDU
Laboratórios de Artes e Educação

No caso dos processos de ensino-aprendizagem a serem realizados, adota-se a metodologia participativa, no contexto da interdisciplinaridade voltada para a formação integral, motivando e orientando, os jovens alunos adolescentes para evoluir e descobrir suas habilidades e formar competências - o aluno é o centro da prática pedagógica, onde aprende também a enfrentar novos desafios e descobrir que é capaz de produzir o que gosta e se tornar um bom profissional com isto.

Ainda na esfera de promoção da formação integral compreendendo a missão institucional, o NEAM PUC-Rio entende, como relevante, a participação dos alunos da graduação PUC-Rio, nos processos pedagógicos proporcionados aos alunos das comunidades, compondo a interação entre esses alunos fator de promoção da própria formação integral dos alunos da PUC-Rio.

Complementarmente, o NEAM considera que a participação de professores em seus processos de ensino-aprendizagem pode contribuir para a averiguação de aspectos a serem integrados a estudos direcionados às necessidades da sociedade, incluindo benefícios para as comunidades de baixa renda.

Conclui-se que, além de levar o potencial acadêmico com o conteúdo e experiências científicas propícias às oportunidades de formação oferecidas, o NEAM, com as parcerias acadêmicas, produz uma oportunidade para uma valiosa troca de saberes entre as partes – a comunidade e a PUC-Rio.

Cabe destacar que, sendo parceiros notáveis em seu saber fazer de alto nível, professores e alunos, da PUC-Rio, participantes dos processos pedagógicos do NEAM, apresentam-se especialmente comprometidos em formar integrando, motivando e inspirando os jovens alunos das comunidades na construção de novas perspectivas, em um exercício que exige, da docência, uma percepção atenta para criar um espaço promissor de aprendizado que considera a diversidade cultural e relevâncias sociais.

Quanto aos jovens adolescentes das comunidades, que se tornam estudantes nos LABs NEAM PUC-Rio, percebe-se que o ambiente pedagógico constituído de acordo com o quanto aqui mencionado, tem elevado especialmente os níveis, entre outros aspectos, de motivação, autoestima, aplicação e descobertas de habilidades, competências e novos caminhos a seguir como protagonistas de suas vidas e carreiras.

2.  ESTRUTURA FÍSICA: ESPAÇOS E REQUISITOS

Cada extensão de LABs NEAM PUC-Rio é estruturada em segmentos constituindo espaços especializados, organizados fisicamente de acordo com os processos pedagógicos a serem realizados, e contendo equipamentos e materiais correspondentes aos propósitos traçados.

Por sua vez, cada segmento pode estar situado no campus Gávea PUC-Rio ou em áreas externas, cedidas por meio de parcerias com departamentos da Universidade ou entidades externas, que conduzem evoluções e aprimoramentos para a implantação dos espaços, por período de tempo fixado ou de uso permanente.

A estrutura de implantação dos LABs NEAM PUC-Rio encontra-se indicada a seguir.

 

LABs NEAM PUC-Rio
Laboratórios de Ensino-Aprendizagem em Tecnologias e Artes

 

SEGMENTO

ESPAÇO FÍSICO

 

 

 

LABs TECDIG

Laboratórios de Tecnologias Digitais

LAB TECDIG
Studio Audiovisual

Casa da Medicina PUC-Rio

- Instalado. Espaço disponível por 2 anos a partir de parceria com o Departamento de Medicina e Saúde PUC-RIo.

LAB TECDIG
Informática

Centro Loyola
de Fé e Cultura PUC-Rio

- Instalado. Espaço multifuncional disponível a partir de parceria com o Centro Loyola.

LAB TECDIG
Produções Digitais

NEAM PUC-Rio
campus
Gávea.

 

 

 

LABs SUSTEMP

Laboratórios de Sustentabilidade e Empreendedorismo

LAB SUSTEMP PET

Complexo de Reciclagem
Rocinha

- Em fase de projeto. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha.

LAB SUSTEMP PAPEL (MILÊNIA)

Travessa da Liberdade
Bairro Barcelos / Rocinha

- Em fase de instalação. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha.

Escola Municipal Christiano Hamann

- Em fase de instalação.

Ginásio PUC-Rio
campus
Gávea

- Em fase de instalação.

 

 

 

LAB ARTS-EDU

Laboratório de Artes e Educação

 

Travessa da Liberdade
Bairro Barcelos / Rocinha

- Em fase de instalação. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha.

Ginásio PUC-Rio
campus
Gávea

- Em fase de instalação.

 

 

 

 

 

Sendo os LABs NEAM PUC-Rio projetados para constituir espaços pedagógicos onde cursos e oficinas de extensão universitária são realizados, segundo concepção de metodologia participativa e voltada com especial atenção para despertar motivações e descobertas pelos jovens adolescentes das comunidades, conforme anteriormente mencionado, o espaço físico deve, além de estar tecnicamente instalado, ser cuidado para promover, concomitantemente, o bem estar e a inspiração, em sintonia com o ambiente prazeroso que suscite a alegria no aprender, que se deseja instaurar.

Nesse sentido, projeta-se uma planta para cada segmento de laboratório, compondo um cenário base para as plantas efetivadas de acordo com as possibilidades e características físicas dos espaços a serem utilizados. Essas plantas, fundamentais para cada segmento dos LABs, assim como requisitos básicos de funcionamento, encontram-se apresentadas no Anexo I.

 

3.     ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Os processos de ensino-aprendizagem realizados nos LABs NEAM PUC-Rio, decorrentes de parcerias internas, editais de fomento e convênios com entidades externas encontram-se indicados a seguir, sendo a respectiva programação 2022 constante no cronograma apresentado no Anexo II.

 

a. Laboratórios de Tecnologias Digitais

 

LAB TECDIG
Studio Audiovisual

§ Instalado

§ Casa da Medicina PUC-Rio

Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão Jovens Profissionais do Audiovisual
- Convênio NATURGY – DiaSolidário, 2018. Período de realização: 2019-2023.

4 turmas de 25 alunos cada = 100 alunos

 

Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão Design de Mídias Audiovisuais.

- Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio.
Período de realização: MAR a DEZ 2022.

1 turma de 25 alunos

TOTAL DE ALUNOS

125

 

 

LAB TECDIG
Informática

§ Instalado

§ Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio

 

 

Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão INTRODUÇÃO AO PYTHON
E APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
.
- Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio, e DEQM Engenharia Química e de Materiais.
Período de realização: MAR a DEZ 2022.

1 turma de 25 alunos

 

Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão DESIGN DE GAMES.

- Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio.
Período de realização: MAR a DEZ 2022.

1 turma de 25 alunos

  TOTAL DE ALUNOS

50

LAB TECDIG: TOTAL DE ALUNOS A FORMAR = 175

 

b. Laboratórios de Sustentabilidade e Empreendedorismo

 

LAB SUSTEMP PET

§ Em fase de instalação

§ Complexo de Reciclagem
Rocinha

 

Oficina TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

- Parceira TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha, e DEQM Engenharia Química e de Materiais. Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio. Período de realização: MAR a DEZ 2022.

1 turma de 25 alunos

TOTAL DE ALUNOS

25

 

LAB SUSTEMP PAPEL (MILÊNIA)

§  Em fase de instalação

§  Travessa Liberdade / Rocinha

 

Oficina Comunitária de Extensão Reciclagem de Papel: TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO
- Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha.
Período de realização: AGO a DEZ 2022.

1 turma de 25 alunos

§  Em fase de instalação

§  Escola Municipal Christiano Hamann

 

Oficina Comunitária de Extensão Reciclagem de Papel: A Criatividade Colaborando
com o Meio Ambiente

- Convênio Escola Municipal Christiano Hamman.

Período de realização: permanente.

1 turma por semestre de 20 alunos

§  Em fase de instalação

§  Campus Gáavea

 

Oficina Comunitária de Extensão Reciclagem de Papel: A Criatividade Colaborando
com o Meio Ambiente

Período de realização: permanente.

Parceria com a Superintência Administrativa / Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos

1 turma por semestre, com 15 alunos cada.

TOTAL DE ALUNOS / ANO

95

LAB SUSTEMP : TOTAL DE ALUNOS A FORMAR / ANO = 120

 

c. Laboratório de Artes e Educação

 

 

Oficina Comunitária de Extensão Introdução à Estética, Sensibilidade e Criatividade

Projeto para 20 alunos

Na pandemia, 8 alunos em virtude do distanciamento.

Oficina Comunitária de Extensão Plano Bonecos.  Parceria com o Departamento de Artes & Design

1 turma por semestre de 10 alunos.

Oficina Comunitária de Extensão
em
Estamparia

1 turma por semestre de 15 alunos.

TOTAL DE ALUNOS / ANO

58

LAB ARTS-EDU : TOTAL DE ALUNOS A FORMAR / ANO = 58