MEMORIAL
PUC-Rio
Sua Formação,
Nossa Prática:
Acolhendo e Educando
Jovens Adolescentes
O NEAM PUC-Rio, originalmente
criado há 41 anos como Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor, consolida-se
como uma unidade de ordem comunitária, desenvolvendo um trabalho de extensão
universitária destinado à formação interdisciplinar e sustentável, que
articula a experiência comunitária, a base acadêmica e os saberes populares,
com a missão de acolher e educar jovens desprovidos de oportunidades, para
promover a profissionalização técnica no âmbito da excelência de uma formação
integral orientada determinantemente aos aspectos educacionais pertinentes a
esses jovens.
Com essa perspectiva, a formação educacional proporcionada
pelo NEAM é integral, sendo interdisciplinar inovadora, com a inserção da
sustentabilidade na interdisciplinaridade, dialogando aspectos sustentáveis de
ordem humana, social e ambiental, com os temas interdisciplinares de formação
profissional técnica, utilizando-se do enfoque da pesquisa-ação, onde o
educando assimila o objeto do estudo em sua realidade. No NEAM, o
aluno é o centro da prática pedagógica, incentivando-se que este aprenda de
forma participativa na resolução de desafios, refletindo e explorando soluções.
O objetivo do NEAM é realizar um processo educacional que dê
conta da formação capaz de suscitar a descoberta das suas habilidades e
competências por parte desses jovens estudantes, e de prepará-los para a vida
em sociedade e a vida profissional verdadeiramente produtiva, com os valores
humanos e sociais para o bem e o correto pensar e agir.
Nessa formação interdisciplinar sustentável, a nível
profissional técnico, são trabalhadas as categorias essenciais de pensamento
reflexivo e crítico, a criatividade, as habilidades humanas e sociais, os
valores humanos e éticos, o conhecimento cultural, inter-relacionando-as com as
habilidades e competências profissionais. Nos processos de ensino-aprendizagem,
são conectados tanto aspectos essenciais de ordem humana, como a
potencialização da autoestima, da confiança em si mesmo, da revelação dos
sentidos da vida, da capacidade de entendimento da realidade do seu entorno, do
estar bem consigo mesmo independente da situação, e do pensar boas soluções
para o seu bem-estar, quanto aspectos essenciais de ordem social, como bom
comportamento e atitudes no convívio com o próximo, polidez e compreensão no
compartilhamento de ideias, generosidade, respeito, consciência do que pode e
deve contribuir para o bem de sua comunidade e para a sociedade, ou seja,
responsabilidade consigo mesmo e comprometimento com a preservação da sua
família, da sua comunidade, da sociedade, do seu país, da humanidade.
Completando esse cenário educacional, os processos de
ensino-aprendizagem, orientados para cumprir o objetivo de formação realizada
pelo NEAM, incorporam a transversalidade abordando o estímulo a descobertas e
talentos próprios e o despertar para habilidades e competências, promovendo a
instauração de um potencial de auto (e alta) sustentabilidade humana, além da
responsabilidade social com ações que possam beneficiar as futuras gerações.
Destaca-se a qualidade individual de cada aluno adolescente no potencializar
descobertas e respostas para as suas indagações, enquanto se inicia o despertar
para competências profissionais, articulando-se os conteúdos dos tópicos e as
práticas ministrados, com o cotidiano vivenciado pelo aluno, estimulando
aspectos que se conectam com esse cotidiano, desde autoestima, pensar positivo,
entendimento de que pode ser capaz de aprender o que deseja, fortalecimento
diante das dificuldades da vida, até a descoberta de novos caminhos promissores
e a consequente conquista de um espaço digno e honrado na sociedade.
No contexto da missão educacional de extensão universitária
da própria PUC-Rio, reconhecida pela excelência de seus processos de
ensino-aprendizagem, o NEAM foi fundado e é dirigido pela professora Marina
Lemette Moreira, doutora em Design Social, pelo Departamento de Artes &
Design, da PUC-Rio, no tema “Universidade-Comunidade: a construção de um novo
ambiente”, com destaque nos jovens adolescentes aqui citados. Com uma
experiência de gestão administrativa no CNPq e uma educacional de 41 anos na
PUC-Rio, onde ingressou como aluna de graduação no Departamento de Comunicação
Social, a professora Marina possui uma extensa - e intensa - trajetória com
diversidade de ações promovendo o desenvolvimento educacional e o bem-estar dos
jovens adolescentes e suas famílias. Constituindo parcerias com setores tecnológicos
e de áreas humanas e sociais, da PUC-Rio, e entidades externas como a Sociedade
Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI), concebeu e implantou
cursos de extensão e oficinas comunitárias, constituindo para tanto os Domínios
Comunitários de Extensão NEAM PUC-Rio: Habilidades e Competências Técnicas
e Sociais, Aprendizado Humano e Convivência, Saúde e Bem-Estar, e Famílias dos
Discentes, este último domínio acreditando que não somente os jovens
adolescentes devem ser acolhidos, mas suas famílias também devem ser envolvidas
nos processos pedagógicos e de apoio humano comunitário.
No âmbito institucional de integração do saber teórico às
práticas sociais correspondentes às comunidades de baixa renda, as parcerias do
NEAM com os setores acadêmicos da Universidade abrem um relevante espaço para a
extensão universitária realizada por professores e alunos, da graduação e
pós-graduação, que participam como voluntários, nos processos educacionais, com
troca de saberes entre as partes – a comunidade e a Universidade –, além do
potencial acadêmico colocado à disposição dos jovens das comunidades.
Visando concretizar o
desenvolvimento de sólidas habilidades e competências, o NEAM fixou Eixos
Temáticos de Ensino-Aprendizagem que orientam suas oportunidades de
formação, baseadas em conhecimento expressivo e práticas efetivas: Tecnologias
Digitais, Artes Visuais & Design, Letras e Cultura, Humanidade e
Espiritualidade, Cidadania e Ética, Técnicas Administrativas, Comunicação
Visual, Meio Ambiente e Empreendedorismo. Para o ingresso no NEAM, é oferecido
um Ciclo Básico preparatório, constituído de disciplinas obrigatórias e
eletivas. Esse Ciclo Básico apresenta-se com demanda extremamente relevante a
cada ano, demonstrando o desejo e a necessidade de formação e desenvolvimentos
desses jovens adolescentes, ávidos por descobrir seus talentos. O balanço
social do NEAM em 2019, antes da pandemia refletindo a demanda típica, registra
1.092 candidatos inscritos, dos quais 524 puderam ser matriculados como alunos
NEAM. Mesmo com a pandemia, em 2020, os registros de gestão do NEAM possuem 990
inscritos, dos quais 334 participaram dos processos de ensino-aprendizagem que
foram realizados a distância. Tanto presencialmente em 2019 quanto a distância
em 2020, foram realizadas oficinas de empreendedorismo social e reciclagem,
oficinas de artes e educação como a Plano Bonecos, de espiritualidade, cirandas
de livros, entre outras atividades de apoio aos alunos e suas famílias. Nos últimos 5 anos, foram concedidas 2.000 bolsas
NEAM PUC-Rio – SBCI, sendo que 2019 e 2020 totalizou a concessão de 216 novas
bolsas para as comunidades. Com o início da pandemia, os 20 alunos
regulares do NEAM passaram a ter aulas a distância - síncronas e assíncronas, em
plataforma digital, recebendo, mensalmente, em suas residências, materiais para
as oficinas semanais que aconteceram de abril a dezembro de 2020. Publicada nas redes sociais do NEAM, foi
realizada a exposição digital, de caráter social, “ROCINHA: UM OLHAR NA QUARENTENA”,
constituindo um acervo com trabalhos fotográficos dos alunos NEAM sobre a visão
da pandemia. Alunos da graduação PUC-Rio foram monitores em cursos e oficinas,
e nos processos de reforço escolar. Alunos do NEAM nele formaram-se e
ingressaram no mercado do trabalho e/ou no ensino superior com bolsas
comunitárias. O NEAM prossegue com seus trabalhos de coordenação pedagógica
referente aos Jovens Aprendizes do programa governamental na PUC-Rio,
promovendo contratações pela Universidade (total de 74 já contratados).
O NEAM possui
assim uma demanda enorme de jovens adolescentes e suas famílias, com a
expectativa (e necessidade) de oportunidades efetivas promovendo a formação
para a vida e o trabalho dignos e competentes, com a abordagem integrada de
itens que podem ser resumidos por um pentágono de objetivos específicos: potencialização
de pensamento reflexivo e crítico, juntamente com a criatividade, na busca de
caminhos para soluções adequadas e escolhas correta; descobrimento de
habilidades e competências próprias, que proporcionem e motivem o saber fazer
bem; fortalecimento das habilidades humanas e sociais e dos valores humanos e éticos
que conduzem a vida; construção do conhecimento cultural: línguas estrangeiras,
leitura funcional dos significados do mundo, teatro e música, história e
geografia.
Na realidade, a missão do NEAM com os jovens em questão,
inicia-se muitos anos antes, no fim do ensino fundamental, preparando-o para um
bom ensino médio com base que proporcione bem ingressar na Universidade ou no
mercado de trabalho. Em 1988, o NEAM já trabalhava centrado em uma ampla visão
de mercado de trabalho, quando obteve o seu primeiro grande convênio com o
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que proporcionou
a formação de 150 moradores da Rocinha em diferentes cursos, com foco em
empreendedorismo e abertura de microempresas.
Análises das atividades pedagógicas do NEAM, realizadas em
2020-2021, constituíram um compêndio apontando que a sua estrutura pedagógica e
funcional apresenta potencial relevante para consolidar um setor inovador
institucional comunitário de desenvolvimento interdisciplinar sustentável, projetando
processos pedagógicos condizentes para atender à alta demanda que tem sido
constatada pelas inscrições para o ingresso no NEAM.
Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários
Agosto 2022.