MEMORIAL

 PUC-Rio

Sua Formação, Nossa Prática:
Acolhendo e Educando Jovens Adolescentes

 

 

O NEAM PUC-Rio, originalmente criado há 41 anos como Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor, consolida-se como uma unidade de ordem comunitária, desenvolvendo um trabalho de extensão universitária destinado à formação interdisciplinar e sustentável, que articula a experiência comunitária, a base acadêmica e os saberes populares, com a missão de acolher e educar jovens desprovidos de oportunidades, para promover a profissionalização técnica no âmbito da excelência de uma formação integral orientada determinantemente aos aspectos educacionais pertinentes a esses jovens.

Com essa perspectiva, a formação educacional proporcionada pelo NEAM é integral, sendo interdisciplinar inovadora, com a inserção da sustentabilidade na interdisciplinaridade, dialogando aspectos sustentáveis de ordem humana, social e ambiental, com os temas interdisciplinares de formação profissional técnica, utilizando-se do enfoque da pesquisa-ação, onde o educando assimila o objeto do estudo em sua realidade. No NEAM, o aluno é o centro da prática pedagógica, incentivando-se que este aprenda de forma participativa na resolução de desafios, refletindo e explorando soluções. O objetivo do NEAM é realizar um processo educacional que dê conta da formação capaz de suscitar a descoberta das suas habilidades e competências por parte desses jovens estudantes, e de prepará-los para a vida em sociedade e a vida profissional verdadeiramente produtiva, com os valores humanos e sociais para o bem e o correto pensar e agir.

Nessa formação interdisciplinar sustentável, a nível profissional técnico, são trabalhadas as categorias essenciais de pensamento reflexivo e crítico, a criatividade, as habilidades humanas e sociais, os valores humanos e éticos, o conhecimento cultural, inter-relacionando-as com as habilidades e competências profissionais. Nos processos de ensino-aprendizagem, são conectados tanto aspectos essenciais de ordem humana, como a potencialização da autoestima, da confiança em si mesmo, da revelação dos sentidos da vida, da capacidade de entendimento da realidade do seu entorno, do estar bem consigo mesmo independente da situação, e do pensar boas soluções para o seu bem-estar, quanto aspectos essenciais de ordem social, como bom comportamento e atitudes no convívio com o próximo, polidez e compreensão no compartilhamento de ideias, generosidade, respeito, consciência do que pode e deve contribuir para o bem de sua comunidade e para a sociedade, ou seja, responsabilidade consigo mesmo e comprometimento com a preservação da sua família, da sua comunidade, da sociedade, do seu país, da humanidade.

Completando esse cenário educacional, os processos de ensino-aprendizagem, orientados para cumprir o objetivo de formação realizada pelo NEAM, incorporam a transversalidade abordando o estímulo a descobertas e talentos próprios e o despertar para habilidades e competências, promovendo a instauração de um potencial de auto (e alta) sustentabilidade humana, além da responsabilidade social com ações que possam beneficiar as futuras gerações. Destaca-se a qualidade individual de cada aluno adolescente no potencializar descobertas e respostas para as suas indagações, enquanto se inicia o despertar para competências profissionais, articulando-se os conteúdos dos tópicos e as práticas ministrados, com o cotidiano vivenciado pelo aluno, estimulando aspectos que se conectam com esse cotidiano, desde autoestima, pensar positivo, entendimento de que pode ser capaz de aprender o que deseja, fortalecimento diante das dificuldades da vida, até a descoberta de novos caminhos promissores e a consequente conquista de um espaço digno e honrado na sociedade.

No contexto da missão educacional de extensão universitária da própria PUC-Rio, reconhecida pela excelência de seus processos de ensino-aprendizagem, o NEAM foi fundado e é dirigido pela professora Marina Lemette Moreira, doutora em Design Social, pelo Departamento de Artes & Design, da PUC-Rio, no tema “Universidade-Comunidade: a construção de um novo ambiente”, com destaque nos jovens adolescentes aqui citados. Com uma experiência de gestão administrativa no CNPq e uma educacional de 41 anos na PUC-Rio, onde ingressou como aluna de graduação no Departamento de Comunicação Social, a professora Marina possui uma extensa - e intensa - trajetória com diversidade de ações promovendo o desenvolvimento educacional e o bem-estar dos jovens adolescentes e suas famílias. Constituindo parcerias com setores tecnológicos e de áreas humanas e sociais, da PUC-Rio, e entidades externas como a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI), concebeu e implantou cursos de extensão e oficinas comunitárias, constituindo para tanto os Domínios Comunitários de Extensão NEAM PUC-Rio: Habilidades e Competências Técnicas e Sociais, Aprendizado Humano e Convivência, Saúde e Bem-Estar, e Famílias dos Discentes, este último domínio acreditando que não somente os jovens adolescentes devem ser acolhidos, mas suas famílias também devem ser envolvidas nos processos pedagógicos e de apoio humano comunitário.

No âmbito institucional de integração do saber teórico às práticas sociais correspondentes às comunidades de baixa renda, as parcerias do NEAM com os setores acadêmicos da Universidade abrem um relevante espaço para a extensão universitária realizada por professores e alunos, da graduação e pós-graduação, que participam como voluntários, nos processos educacionais, com troca de saberes entre as partes – a comunidade e a Universidade –, além do potencial acadêmico colocado à disposição dos jovens das comunidades.

Visando concretizar o desenvolvimento de sólidas habilidades e competências, o NEAM fixou Eixos Temáticos de Ensino-Aprendizagem que orientam suas oportunidades de formação, baseadas em conhecimento expressivo e práticas efetivas: Tecnologias Digitais, Artes Visuais & Design, Letras e Cultura, Humanidade e Espiritualidade, Cidadania e Ética, Técnicas Administrativas, Comunicação Visual, Meio Ambiente e Empreendedorismo. Para o ingresso no NEAM, é oferecido um Ciclo Básico preparatório, constituído de disciplinas obrigatórias e eletivas. Esse Ciclo Básico apresenta-se com demanda extremamente relevante a cada ano, demonstrando o desejo e a necessidade de formação e desenvolvimentos desses jovens adolescentes, ávidos por descobrir seus talentos. O balanço social do NEAM em 2019, antes da pandemia refletindo a demanda típica, registra 1.092 candidatos inscritos, dos quais 524 puderam ser matriculados como alunos NEAM. Mesmo com a pandemia, em 2020, os registros de gestão do NEAM possuem 990 inscritos, dos quais 334 participaram dos processos de ensino-aprendizagem que foram realizados a distância. Tanto presencialmente em 2019 quanto a distância em 2020, foram realizadas oficinas de empreendedorismo social e reciclagem, oficinas de artes e educação como a Plano Bonecos, de espiritualidade, cirandas de livros, entre outras atividades de apoio aos alunos e suas famílias. Nos últimos 5 anos, foram concedidas 2.000 bolsas NEAM PUC-Rio – SBCI, sendo que 2019 e 2020 totalizou a concessão de 216 novas bolsas para as comunidades. Com o início da pandemia, os 20 alunos regulares do NEAM passaram a ter aulas a distância - síncronas e assíncronas, em plataforma digital, recebendo, mensalmente, em suas residências, materiais para as oficinas semanais que aconteceram de abril a dezembro de 2020.  Publicada nas redes sociais do NEAM, foi realizada a exposição digital, de caráter social, “ROCINHA: UM OLHAR NA QUARENTENA”, constituindo um acervo com trabalhos fotográficos dos alunos NEAM sobre a visão da pandemia. Alunos da graduação PUC-Rio foram monitores em cursos e oficinas, e nos processos de reforço escolar. Alunos do NEAM nele formaram-se e ingressaram no mercado do trabalho e/ou no ensino superior com bolsas comunitárias. O NEAM prossegue com seus trabalhos de coordenação pedagógica referente aos Jovens Aprendizes do programa governamental na PUC-Rio, promovendo contratações pela Universidade (total de 74 já contratados).

O NEAM possui assim uma demanda enorme de jovens adolescentes e suas famílias, com a expectativa (e necessidade) de oportunidades efetivas promovendo a formação para a vida e o trabalho dignos e competentes, com a abordagem integrada de itens que podem ser resumidos por um pentágono de objetivos específicos: potencialização de pensamento reflexivo e crítico, juntamente com a criatividade, na busca de caminhos para soluções adequadas e escolhas correta; descobrimento de habilidades e competências próprias, que proporcionem e motivem o saber fazer bem; fortalecimento das habilidades humanas e sociais e dos valores humanos e éticos que conduzem a vida; construção do conhecimento cultural: línguas estrangeiras, leitura funcional dos significados do mundo, teatro e música, história e geografia.

Na realidade, a missão do NEAM com os jovens em questão, inicia-se muitos anos antes, no fim do ensino fundamental, preparando-o para um bom ensino médio com base que proporcione bem ingressar na Universidade ou no mercado de trabalho. Em 1988, o NEAM já trabalhava centrado em uma ampla visão de mercado de trabalho, quando obteve o seu primeiro grande convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que proporcionou a formação de 150 moradores da Rocinha em diferentes cursos, com foco em empreendedorismo e abertura de microempresas.

Análises das atividades pedagógicas do NEAM, realizadas em 2020-2021, constituíram um compêndio apontando que a sua estrutura pedagógica e funcional apresenta potencial relevante para consolidar um setor inovador institucional comunitário de desenvolvimento interdisciplinar sustentável, projetando processos pedagógicos condizentes para atender à alta demanda que tem sido constatada pelas inscrições para o ingresso no NEAM.

Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários

Agosto 2022.