Formação interdisciplinar sustentável

Na formação interdisciplinar sustentável, a nível profissional técnico, são trabalhadas as categorias essenciais de pensamento reflexivo e crítico, a criatividade, as habilidades humanas e sociais, os valores humanos e éticos, o conhecimento cultural, inter-relacionando-os com as habilidades e competências profissionais.

Nos processos de ensino-aprendizagem, são conectados tanto aspectos essenciais de ordem humana, como a potencialização da autoestima, da confiança em si mesmo, da revelação dos sentidos da vida, da capacidade de entendimento da realidade do seu entorno, do estar bem consigo mesmo, quanto aspectos essenciais de ordem social, como comportamento e atitudes no convívio com o próximo. Incorpora-se uma transversalidade promovendo a instauração de potencial de auto (e alta) sustentabilidade humana, além da responsabilidade social com ações que possam beneficiar as futuras gerações.

Metodologia Ativa para a Formação Integral

Ação–Reflexão: Saber Fazer

Tendo como diferencial a metodologia da interdisciplinaridade no âmbito da sustentabilidade e do fomento à autonomia de aprendizado do aluno, o NEAM produz seus processos de ensino-aprendizagem constituindo para esse aluno, essencialmente, dimensão de valorização do ser humano e de sociabilidade, para o despertar de novas possibilidades, a percepção da beleza ou estética das coisas do mundo e de si próprio, a curiosidade no aprender para evoluir e criar, e a descoberta de talentos próprios e de potencialidades.

Condizente com a base de interdisciplinaridade sustentável que compõe para potencializar o desenvolvimento dos jovens adolescentes em questão, e entendendo a educação como um processo, que deve associar o saber ao fazer, o NEAM trabalha conectando dois movimentos: ação e reflexão, com a interdisciplinaridade como veículo para transportar o saber. O processo de ensino-aprendizagem efetiva-se como meio que estimula a indagação e proporciona o despertar da curiosidade, considerando-se esta como fator catalisador para a formação.

No NEAM, o aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, incentivando-se que aprenda de forma participativa na resolução de desafios, refletindo e explorando soluções. O professor é o orientador-mediador da atividade pedagógica, que incentiva na determinação de caminhos corretos e soluções adequadas, e estimula a capacidade do aluno de intervir em contexto de incertezas e complexidades. Requer-se que o aluno aprenda a saber fazer com autonomia, satisfação e prazer, desenvolvendo suas potencialidades e desejando aprimorar o seu talento para a excelência.

Ação
Reflexão:
Saber Fazer

Fundamentação Científica da Metodologia Pedagógica

Alinhados aos ensinamentos do educador Paulo Freire (1996): “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (p.25). O NEAM, em seus textos históricos, ressalta como uma de suas características, o respeito à “troca entre os saberes populares e acadêmicos” como forma de relacionamento entre professores, alunos e comunidade. O NEAM busca construir o conhecimento a partir dos saberes de seus participantes, permitindo que a educação se construa como um modo mútuo de troca de experiências.

Freire ressalta que “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”, e destaca que esse respeito deve acontecer sobretudo aos alunos oriundos de classes populares, os quais por muitas vezes possuem seus saberes comunitários e práticas ignoradas. O autor ensina não apenas a respeitar, mas convida os educadores a fazer uso desses saberes como metodologia de ensino.

A metodologia do NEAM é caracterizada como interdisciplinar, integra as diversas áreas do conhecimento (Japiassu; Marcondes, 1991), para criar novas pontes de interseção entre o saber acadêmico e o saber popular, estimulando a troca de experiência e favorecendo a integração social da comunidade.

O NEAM utiliza-se, igualmente, da pesquisa-ação (Thiollent, 1985), acrescida do enfoque do Design Social, sendo produzida em parceria com o Departamento de Artes & Design, do Centro de Ciências Humanas e Teologia, da PUC-Rio. A característica da pesquisa-ação é quando existe uma real ação por parte dos pesquisadores e das pessoas implicadas no processo da pesquisa. No campo do Design, a abordagem do Núcleo se desenvolve por meio da partilha, da troca, permitindo ir de encontro ao outro (Farbiarz e Ripper,2011).

Domínios Interdisciplinares Acadêmico-comunitários

Os Domínios são constituídos por módulos de processos de ensino-aprendizagem, incluindo fabricação de novos produtos com benefícios para as comunidades de baixa renda.

O ano indicado em cada módulo marca o início das atividades pedagógicas.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E SOCIAIS

1988

PRÁTICAS FUNDAMENTAIS EM SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

1988

PRÁTICAS FUNDAMENTAIS EM SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

Módulo que proporciona experiências baseadas em sustentabilidade, abordando a responsabilidade com o meio ambiente e a inovação.

1990

PRÁTICAS FUNDAMENTAIS EM TECNOLOGIAS PROFISSIONAIS

1990

PRÁTICAS FUNDAMENTAIS EM TECNOLOGIAS PROFISSIONAIS

Módulo que oferece experiências nos laboratórios de tecnologias e inovação da PUC-Rio, com a finalidade de integração dos jovens

1990

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

1990

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

Módulo de transferência de tecnologias sociais em sustentabilidade e empreendedorismo para comunidades e instituições parcerias

1997

CICLO BÁSICO INICIANDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

1997

CICLO BÁSICO INICIANDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Módulo de ingresso no NEAM PUC-Rio, constituído de disciplinas de fundamentação e prática.

2015

FORMAÇÃO JOVEM APRENDIZ

2015

FORMAÇÃO JOVEM APRENDIZ

Módulo para o incentivo ao primeiro emprego, em atendimento à Lei 10.097/2000, para a profissionalização técnica de jovens na PUC-Rio e com formação teórica no SENAC/RJ.

2018

FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS PROFISSIONAIS

2018

FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS PROFISSIONAIS

Módulo que oferece curso e oficinas de profissionalização técnica em temas como audiovisual, aplicação de inteligência artificial e design de games.

SAÚDE & BEM-ESTAR

2008

PRÁTICAS ESPORTIVAS

2008

PRÁTICAS ESPORTIVAS

O módulo enfatiza a prática esportiva articulada com a humanidade musical.

2020

PRÁTICAS DE ATENÇÃO PLENA

2020

PRÁTICAS DE ATENÇÃO PLENA

Módulo que enfatiza a atenção plena e a felicidade.

FAMÍLIAS DOS DISCENTES

1988

APOIO HUMANITÁRIO

1988

APOIO HUMANITÁRIO

Módulo de apoio às campanhas humanitárias realizadas em comunidades do Rio de Janeiro

2020

CLUBE DE MÃES

2020

CLUBE DE MÃES

Módulo que reúne às responsáveis pelos participantes do NEAM para troca de experiências.

APRENDIZADO HUMANO E CONVIVÊNCIA

1988

CELEBRAÇÕES DIAS COMEMORATIVOS

1988

CELEBRAÇÕES DIAS COMEMORATIVOS

Módulo que desenvolve atividades culturais a partir da celebração de datas comemorativas

1988

INSERÇÃO NO UNIVERSO CULTURAL

1988

INSERÇÃO NO UNIVERSO CULTURAL

Módulo que proporciona visitas aos locais de exposição de obras de arte, museus, galerias, teatro e cinema.

1997

PRÁTICAS EM ARTES-EDUCAÇÃO

1997

PRÁTICAS EM ARTES-EDUCAÇÃO

Módulo com atividades pedagógicas que proporciona a oportunidade de aprimorar sentimentos e pensamentos, aprofundar o pensar e a (re)humanização, promovendo o despertar de talentos e a criatividade.

1997

ESPIRITUALIDADE PARA A POTENCIALIZAÇÃO HUMANA

1997

ESPIRITUALIDADE PARA A POTENCIALIZAÇÃO HUMANA

Módulo que destina-se a promover aspectos sobre fé, sentido à existência, compaixão, solidariedade, respeito e dignidade.

2000

CIRANDA DE LIVROS

2000

CIRANDA DE LIVROS

Módulo que incentiva o hábito da leitura, escrita e o conhecimento de autores e suas obras literárias.

2000

FORMAÇÃO EM LEITURA E MEDIAÇÃO

2000

FORMAÇÃO EM LEITURA E MEDIAÇÃO

Módulo que intensifica as atividades de leitura potencializando o despertar para entender os significados do mundo nas formas escrita e oral.

2000

APOIO À FORMAÇÃO ESCOLAR

2000

APOIO À FORMAÇÃO ESCOLAR

Módulo que oferece, por meio de alunos voluntários de graduação, apoio ao desenvolvimento escolar referente a disciplinas curriculares da Base Nacional Comum Curricular.

2002

FORMAÇÃO EM IDIOMAS ESTRANGEIROS

2002

FORMAÇÃO EM IDIOMAS ESTRANGEIROS

Módulo que se dedica a oferecer oportunidades para bolsas de inglês por meio da parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e Cultura Inglesa S.A.

2015

TEATRO E EXPRESSÃO

2015

TEATRO E EXPRESSÃO

Módulo que potencializa a criação de pensamento criativo, crítico e autônomo, e desenvolve a capacidade de comunicação e expressão.

2017

MÚSICA E COMPOSIÇÃO

2017

MÚSICA E COMPOSIÇÃO

Módulo que proporciona vários modos de percepção e sensações, por meio da experiência musical.

Eixos Temáticos de Ensino-Aprendizagem

Os Eixos Temáticos NEAM PUC-Rio orientam as oportunidades oferecidas em conformidade com as parcerias acadêmicas regulares da PUC-Rio.

CTC

Centro Técnico Científico

Tecnologias Digitais

CTCH

Centro de Teologia e Ciências Humanas

Artes Visuais e Design

Comunicação Visual

Humanidade e Espiritualidade

Letras e Cultura

CCS

Centro de Ciências Sociais

Cidadania e Ética

Meio Ambiente

Técnicas Administrativas

Domínio Adicional

Empreendedorismo

Laboratórios de Ensino-Aprendizagem em Tecnologias e Artes

Concepção: Extensões e Processos Pedagógicos

De acordo com os objetivos do NEAM PUC-Rio, inseridos na missão de formação integral da Universidade, concebem-se os LABORATÓRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TECNOLOGIAS E ARTES NEAM PUC-Rio, tendo como propósito a realização de atividades comunitárias de caráter pedagógico, proporcionando oportunidades efetivas para o desenvolvimento humano, profissional e ambiental.

Realizando processos pedagógicos, como cursos e oficinas, que proporcionam o aprendizado de conceitos e práticas, incluindo ênfases na fabricação de produtos, os Laboratórios NEAM PUC-Rio são constituídos observando-se a demanda de formação das comunidades tanto para a determinação dos temas a serem abordados quanto para a adoção da metodologia de ensino-aprendizagem.

Com referência à temática, consideram-se três extensões voltadas para as expectativas de formação dos jovens adolescentes em questão: tecnologias digitais, sustentabilidade e empreendedorismo, e artes e educação. Estas extensões originam os seguintes Laboratórios NEAM PUC-Rio:

Concepção:
Extensões e
Processos
Pedagógicos